Pegando carona nesta briga interminável entre a Samsung e a Apple, resolvi esclarecer para vocês uma das dúvidas mais comuns, já que este é um tópico tão comentado hoje em dia.
Quais as diferenças entre as conexões 1G, 2G, 3G e a mais importante na cena atual, 4G?
O que é 1G?
É nada mais que a função mais essencial de um celular, falar e ouvir.
Mesmo assim, não era uma conexão muito potente e instável, muitos problemas ocorriam, a velocidade era baixa e não era possível fazer a encriptação de uma informação, o que gerava inúmeros problemas de segurança, já que o código não estava protegido.
O que é 2G?
É, basicamente, a melhoria do 1G.
Com erros de segurança corrigidos, e confiabilidade de segurança o 2G ainda é usado por te permite ter duas conversas ao mesmo tempo sem que uma afete a outra. Também é possível mandar mensagens de texto, fato que não era possível no 1G (muitos consideram o SMS como parte de uma geração 2.5, além disso, o aumento da velocidade de banda também seria parte do 2.5G).
O que é 3G?
É mais velocidade.
É uma conexão que permite a transmissão de 384 kbits/s para sistemas móveis e 2 Megabits/s para sistemas estacionários. Com apio para Wi-fi e Lan veio para ser superior no sentido de redes de curto alcance mas de grande banda.
Maior transação de dados, seja em várias conversas, como várias mensagens também são pilares do 3G.
E finalmente, O que é 4G?
É muito mais velocidade
O 4G veio com o intuito de trazer as opções na internet que você tinha no seu computador para a palma da sua mão, e isso não mais se especifica à celulares, a tecnologia promete uma velocidade de 100 Mpbs se movendo e 1Gbps com o celular parado.
Além disso o aumento na segurança torna muito mais confiável a transação de dados pelos serviços do celular.