Entenda porque é tão perigoso um vazamento nas usinas nucleares no Japão.
30% de toda a energia elétrica do Japão vem de usinas nucleares, todas são bem planejadas e construídas.
No dia 11/03/2011 houve uma tsunami no Japão, e uma das áreas mais atingidas possuía alhumas dessas usinas, segundo o governo elas conseguem aguentar desastres naturais, e realmente algumas não sofreram danos efetivos, mas por falha no sistema de resfriamento, uma delas corre risco de vazamento.
Entenda a preocupação do povo com esse fato:
A todo momento estamos absorvendo partículas sub-atômicas, sejam elas benéficas ou não. O que acontece é que a radiação possui 3 tipos de partículas, duas são absorvidas com pouco efeito são elas, alfa e beta. Porém há uma terceira que destrói as células ou causa mutações provocando câncer, uma multiplicação fora de controle, ou qualquer outra deformação nas células.
Todo o poder já foi mostrado durante a guerra mundial com as bombas. O poder radioativo mata plantas, animais e pessoas, causa deformação nos seres afetando até seus descendentes. Houve relato de um fazendeiro que possuía um casal de coelhos que geraram descendentes mortos por anos depois do impacto radioativo.
E não pense que algo assim é novo. É só lembrar o que aconteceu em Chernobyl, o maior acidente nuclear da história, um vazamento desastroso, estimasse que o vazamento de material nuclear seja 400 vezes mais do que a quantidade usada nas bombas nucleares. O acontecimento ainda tem conseqüências e custou 18 bilhões de dólares para um conserto parcial, já que a área atingida não pode ser reconstruída totalmente.
As autoridade no Japão estão tentando de tudo agora que oficialmente os reatores já derreteram. Tentaram resfriar com sistemas de resfriamento mas eles precisavam de gasolina e o Japão está sem gasolina, com água do mar, mas o calor evaporou toda a água, tentaram colocar ferro para barrar o vazamento mas estes também derreteram, o que mais se pode tentar em uma situação assim?
Fonte: Brasil Escola
RadiAtivo - vem de radiAção
ResponderExcluirRadiOativo - deve vir do rádio
Erro comum até na televisão!!!
Risco radiativo nao deixa de ser um risco biológico.
ResponderExcluir