O primeiro jogo lançado foi "Guitar Hero" no dia 8 de novembro de 2005.
A série também trouxe algo muito novo e interativo. O uso da guitarra, onde o jogador podia se sentir como um verdadeiro guitarrista, palhetando e trocando de "acordes". O jogador também podia escolher entre jogar sozinho, onde ele pode tocar apenas por diversão ou construir uma carreira com a banda. O modo co-op, cooperativo, onde é possível tocar apenas por diversão ou também em carreira com uma banda (nesse caso um faz a guitarra e o outro o baixo, ou um a guitarra base e o outro a guitarra solo) e modo co-op duelo, onde os dois são guitarristas e duelam na mesma música mas não necessariamente no mesmo nível de dificuldade.
A franquia vendeu mais de 14 milhões de títulos da série e arrecadou mais de 1 bilhão de doláres.
A idéia inicial surgiu da parceria entre a RedOctane e a Activision que procuraram a Harmonix, que já tinha histórico em jogos no estilo, para criar um game que pudesse ser jogado com um controle em forma de guitarra elétrica. Os desenvolvedores se mostraram muito interessados e começaram a trabalhar com um orçamento de milhões de doláres.
Não é errado dizer que Guitar Hero foi uma cópia de outros jogos já existem a unica diferença em potencial era seu controle em forma de guitarra (na primeira versão em formato de Gibson SG).
O jogo possuía apenas 30 músicas e o critério de seleção foi os riffs, para dar uma melhor jogabilidade e dificuldade ao jogo.
Ao contrário do que esperavam os desenvolvedores, Guitar Hero explodiu em sucesso, agradando a todos e gerando 1 bilhão de doláres.
A Harmonix, junto com a RedOctane e a Activision não perderam tempo e emendaram logo o começo do desenvolvimento de Guitar Hero II, que foi lançado em 7 de Novembro de 2006. O jogo dobrou a quantidade de músicas, agora possuía 64 músicas em seu repertório com menos clássicos e mais dificuldade. Em 3 de Abril de 2007 foi lançado "Guitar Hero 2" para Xbox 360. O jogo vinha com 10 canções a mais e uma guitarra nova, mas não alcançou o mesmo sucesso que para a plataforma PS2.
Logo depois de "Guitar Hero Encores: Rocks the 80s", que foi um jogo muito apagado, a Harmonix foi comprada pela MTV Networks e a Redoctane foi comprada pela Activision, que mandou que começasse o desenvolvimento junto à Neversoft, uma filial da Activision que produzia anteriormente "Tony Hawk's Pro Skater."
Não pense que a Harmonix ficou de fora, ainda em 2007, em parceria com a MTV Games e com a Eletronic Arts, lançou o que é hoje o maior concorrente do jogo Guitar Hero, um jogo intitulado "Rock Band". Ele era melhor do que o Guitar Hero no sentido de jogabilidade, pois agora possuía Guitarra, Bateria e Microfone, uma verdadeira banda de rock.
Neversoft e Activision tiveram a difícil tarefa de agradar o público fiel , chamar novos jogadores e combater com a fortíssima Harmonix. Guitar Hero III foi desenvolvido do zero, afinal a Neversoft não ficou com os códigos fonte do jogo. Mas finalmente em 27 de Outubro de 2007 é lançado "Guitar Hero III: Legends of Rock" para PC, MAC, Nintendo Wii, PlayStation 2, PlaySation 3 e Xbox 360. Outra novidade era a guitarra em estilo Les Paul que usava sistema wireless com um receptor encaixado no lugar do controle.
Fora isso, Guitar Hero: AeroSmith, Guitar Hero: On Tour (apenas para Nintendo DS), Guitar Hero: World Tour e tantos outros surgiram mas nunca fariam tanto sucesso quanto seus antecessores.
A Activision disse oficialmente que irá parar de produzir Guitar Hero, mas rolam boatos que isso não irá acontecer mesmo. Sendo isso verdade a Harmonix lideraria todo o mercado de games nesse estilo.
Fonte: Wikipédia
Assim que acabar o Review de Guitar Hero, o link estará AQUI.